domingo, 30 de outubro de 2011

Olhar crítico sobre o Jogo Interativo - "Sopa de Letras"

Olhar crítico sobre o Jogo Interativo - "Sopa de Letras"
Começámos por escolher o jogo “Sopa de Letras” para apresentar em aula, tendo em conta destinado para crianças do 1º ciclo e, trabalhando a Língua Portuguesa e o Estudo do Meio com os seguintes temas:
Animais,
Distritos
Nomes próprios e,
Objetos.
No entanto após a leitura dos textos “Avaliação de Software Educativo - Ensina-me a pescar!” de Fernando Albuquerque Costa e “Como olhar criticamente o Software Educativo Multimédia” de Ana Amélia Carvalho consolidámos que:
As palavras construídas com acentuação não a dispõem o que, se torna difícil para as crianças que estão da fase de desenvolvimento frásico, pois só as reconhecem com acentuação.
O jogo não permite que a criança erre sendo que, só permanece selecionada a palavra correta.
O facto das palavras se encontrarem na vertical e na diagonal para as crianças, pode causar desinteresse e confusão uma vez que no inicio do 1º ciclo conhecem na horizontal.
Contém o botão “Menu” e “Outros Jogos” enquanto jogam que, ambos mostram os mesmos jogos disponíveis no site ao invés de o botão, “Outros Jogos” ter hiperligação direta apenas para os novos jogos.
A nível estético o jogo não é muito apelativo, visto que não tem animações nem música e possui cores poucos cativantes.
O relacionamento de diferentes disciplinas (interdisciplinaridade) é propício ao aluno.


Contudo o site http://jogosdidaticos.no.sapo.pt/jogosopadeletras.htm não pode ser considerado totalmente credível uma vez que tem erros ortográficos e, o intuito dos jogos interativos é fortificar ou readquirir as aptidões que os alunos necessitam sendo útil no trabalho com alunos nos diferentes níveis de ensino. Porém as atividades com jogos possibilitam ao professor identificar e determinar o grau de aprendizagem, as posturas e as dificuldades dos alunos e, o site não facilita inteiramente o trabalho cooperativo do professor/aluno.

1 comentário:

  1. Caras alunas,
    apesar de referirem os dois textos, não encontrei nenhuma referência aos seus conteúdos e toda a vossa reflexão está subordinada aos comentários que eu fiz em aula.
    No parágrafo final da vossa mensagem têm a seguinte afirmação: "o intuito dos jogos interativos é fortificar ou readquirir as aptidões que os alunos necessitam". Gostava de saber em que autor se inspiram para fazer essa afirmação, com a qual estou em completo desacordo.
    Reitero que as hiperligações não se fazem nos endereços.
    Cumprimentos
    Rosário

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