segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Atividade com a Televisão

A comunicação social, por vezes, é um bom meio educativo, nomeadamente a Televisão, visto que é-nos transmitidos diversos programas infantis, os quais bastantes úteis para as aprendizagens das crianças.

Durante a nossa infância, deparamo-nos com vários programas infantis como o Buéreré, Zip Zap, Batatton , entre outros. Todos estes programas foram essenciais para o nosso desenvolvimento intelectual, linguistico e social.

De entre várias emissões televisivas, selecionamos a série educativa, “ O Jardim da Celeste”, emitido em 1997.

Esta série educativa foi transmitida pela Rádio Televisão Portuguesa, com a realização de José Poiares e António Barradas. Consideramos que esta emissão televisiva é dirigida a crianças que andam no jardim-de-infância e pré-escolar.

Teve como apresentadora Ana Brito e Cunha, tendo esta a colaboração de diversos atores como Leonor Alcácer, Luís Lucas, Paula Pais, entre outros.

Relativamente à duração do “Jardim da Celeste”, este durava aproximadamente 25 minutos no qual havia muitas peripécias entre a educadora Celeste, interpretado por Ana Brito e Cunha e o cão Sócrates. Estes viajavam por várias localidades do país com o objectivo de ajudarem o Gaspar, a Beatriz, a Olivia, o Xavier, o Ernesto e a Carolina a aprenderem coisas novas e a partilhar experiências.

A amizade, o amor e a solidariedade foram alguns dos contéudos mais abordados nesta série educativa.

Acerca das potencialidades de programa para o ensino-aprendizagem da língua portuguesa e/ou outras disiciplinas, verificamos que esta série é bastante enriquecedora para as crianças. A educadora Celeste, esta ensina as crianças a ler , escrever, cantar, contar, fazem experiências plásticas. Isto tudo encontra-se relacionado com a Língua Portuguesa, Matemática e Artes Plásticas, que futuramente é-lhes bastante útil para um bom desenvolvimento e sucesso educativo.

Sem comentários:

Enviar um comentário